segunda-feira, 4 de julho de 2011

Caballitos de Totora.

Caballitos de totora são uma espécie de canoas feitas de cana utilizadas por pescadores peruanos nos últimos 3.000 anos, arqueologicamente comprovadas a partir de fragmentos de cerâmica.
Assim chamados pela forma como são montados, os pescadores usam-nos para transportar as suas redes e acondicionar os peixes na sua cavidade interior. O nome não é original, porque os cavalos só foram introduzidos na América do Sul com a chegada dos portugueses e espanhóis no século 15. São feitos a partir da cana de caniços finos (Scirpus californicus), usado pelos povos "Los Uros" na região do Lago Titicaca.
Pescadores da cidade portuária muito conhecida de Huanchaco, e em muitos outros locais do Perú ,ainda usam este tipo de embarcações hoje em dia, cavalgando as ondas de volta para a praia, e sugerindo algumas das primeiras formas de surfar as ondas pelo "Homem"
.
Há actualmente um debate no mundo do surf sobre se é ou não esta a primeira forma de surf na História Mundial.

4 comentários:

  1. O Texto foi retirado e corrigido por mim a partir do site "wikipédia".

    PS: como se pode verificar as pranchas de waveski dos dias de hoje têm raizes geográficas e cronográficas distantes e muito profundas respéctivamente.

    Aloha.

    ResponderEliminar
  2. muito fixe francisco,já tinha lido um artigo destes na net á uns tempos, era engraçado que esta fosse o ponto de partida do surf......quase waveski, afinal "nós" fomos os pioneiros do surf

    ResponderEliminar
  3. Não sei bem... conhecem esta?
    http://www.sines.pt/PT/Concelho/patrimoniocultural/jangada/Paginas/default.aspx

    Penso que ainda há por lá uma ou outra. Rema-se em pé com pagaia de 2 pás...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Eso e´waveski !! ainda hay que adeprender deles...levan unha bolsa com pan, xamon e cerveja !!!

    ResponderEliminar